A idea

Oiá é um Festival de Cinema que pretende impulsionar o visual e audiovisual caboverdiano, enquanto espaço crioulo e arquipelágico, e que detém a força de uma diáspora actuante em todo o percurso do seu desenvolvimento. Oiá destaca se de outros festivais de cinema ambicionando de crear alem o espaco de enconrtro de cienastas, uma platforma de aprendizagem para jovens.

Na segunda edição, do conjunto de actividades, no mes de Agosto prevê-se a XX horas do formação de (40) quarenta jovens de (10?) zonas do ilha de São Vicente, de (50) cinquenta crianças e de (20) vinte professores, perfazendo um total de 110 formandos – que terão como formadores uma dezena de técnicos incluindo cineastas, especialistas nacionais e internacionais. Os filmes resultantes dessas formações serão apresentados a concurso em espaços públicos da cidade, nos bairros onde se localizam as escolas participantes.

A formação vai ser seguida por o festival proprio que acontece entre os bairros de S. Vicente e a Baía de Porto Grande no mês de Outubro e a itinerância acontece em Novembro, na cidade de Lisboa.

Advertisements